Um
divisor de águas. Foi assim que o diretor de Qualidade do Hospital Porto Dias
(HPD), Rômulo Nina, classificou a conquista do selo de acreditação da Joint
Commission Internationl (JCI), que o HPD, que fica em Belém (PA), acaba de
obter, se tornando a primeira instituição de saúde da região Norte a entrar
para o hall de instituições de excelência.
Para
o diretor do HPD - que ingressou em auditorias externas de qualidade e
segurança do paciente em 2006 -, a acreditação JCI é uma consolidação deste
compromisso, considerado interminável pela instituição. “A acreditação JCI fez
a instituição perceber, por meio de métodos e critérios, riscos e perigos que
não estavam dentro da expectativa de cultura de segurança atual. Esse processo
tem nos levado a um reconhecimento e a uma evolução do olhar para a segurançaâ€,
garante Rômulo.
A
instituição, que já contava com protocolos de segurança anteriormente,
redesenhou seus processos para gerenciá-los de forma mais efetiva, adotando
atualmente oito protocolos: prevenção de lesão de pele, de quedas, de
tromboembolismo endovenoso (TEV), de atenção à fratura de fêmur, sepse, dor
torácica, cirurgia bariátrica e de gerenciamento da dor.
Para
evitar os chamados eventos adversos que, segundo a Organização Mundial de
Saúde, são responsáveis por quase de 43 milhões de internações no mundo, o HPD
gerencia seus processos por meio de modelagens, para identificar os riscos, e
por meio do FMEA empregado na linha do cuidado. “Promovemos mudanças/barreiras
que os mitiguem. Mantemos campanhas focadas em segurança do paciente,
auditorias clÃnicas, discussões de eventos, oficinas de aprendizado com
eventos, entre outras atividades, para criar um ambiente mais voltado Ã
segurança e reconhecendo com as equipes as oportunidades de melhorias. O
envolvimento de todos e o afastar do sentimento de culpa promove o crescente
olhar preventivoâ€, assegura o diretor de Qualidade.
“Nossa
polÃtica de qualidade foi estabelecida por meio do foco em desenvolvimento da
cultura de segurança, prezando pelo desenvolvimento da gestão por processos,
identificação de riscos, notificação de eventos adversosâ€, complementa. Para
Rômulo, a discussão e a resolução de notificações estimula que os
acordos/interações de processos sejam revisitados e mantidos vivos e dinâmicos.
“Há grande apoio e alicerce da Comissão de Ética Hospitalar que direciona valores
a serem praticados na instituição. Os processos de acreditação trazem padrões
internacionais que utilizamos para aprimorar nossas polÃticas e campo visual
para açõesâ€, enfatiza.
Rômulo
Nina acrescenta que a liderança mantém discussões semanais sobre os indicadores
e metas da instituição. “Neste fórum desenvolvemos estratégias para
desdobramento nos setores operacionais. As notificações de eventos são tratadas
entre os processos, com as soluções e mudanças visualizadas e vividas pela
operação. Os resultados são desdobrados e discutidos pelos coordenadores com
suas equipesâ€, explica. No que tange à assistência, as unidades assistenciais
são munidas de Rounds de Segurança e ClÃnicos diários que subsidiam a
comunicação interdisciplinar e desenvolvimento de metas assistenciais.
O
dirigente conta que o Hospital Porto Dias vem abrindo suas portas para
auditores de fontes pagadoras, promovendo a apresentação de seus resultados,
estimulando a discussão de soluções em conjunto para a diminuição do
desperdÃcio e gerando relação de confiança baseada em resultados. “Acreditamos
que ‘abrir as portas’ para avaliações externas é sinônimo de desenvolvimento e
ganho para perseguir a melhora contÃnuaâ€, finaliza Rômulo Nina.