Raquel Vilar, membra da diretoria executiva do Sindicato
dos Hospitais do Piauí
Um hospital não é apenas um espaço para cuidar de pessoas
doentes, mas um local onde as pessoas buscam conselho, orientação e até mesmo
um milagre ocasional. No Brasil, apenas 4% dos hospitais seguem o processo de
Acreditação Hospitalar, que leva em conta aspectos como qualidade técnica,
gestão e atendimento humanizado. Através desse processo de acreditação, a
instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo
acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado
direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa. A partir deste
diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, é possível
discutir, criteriosamente, os resultados da avaliação e desenvolver um plano de
ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição,
abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.
Apesar de poucos hospitais no país possuírem o
certificado, ações vêm sendo promovidas pela
Organização Nacional de Acreditação (ONA) para incentivar a adoção do processo
em estabelecimentos de saúde. Essas instituições hospitalares seguem os padrões
e critérios da ONA mas cabe a cada hospital selecionar e planejar as
estratégias. Nesse contexto, a Acreditação Hospitalar constitui-se uma
referência de garantia de qualidade de assistência prestada aos clientes e, à
sociedade em geral, indica e atesta que as instituições de saúde encontram-se
em conformidade com determinados padrões.
Algumas instituições
hospitalares no Piauí já seguem os padrões do MBA, mas ainda há um longo
caminho a ser percorrido, para que mais instituições no Estado adotem o
processo de Acreditação Hospitalar. Esse entendimento de gestão depende de
vários fatores, tais como motivação, capacitação e metodologia de trabalho. Além
disso, as instituições de saúde que buscam ter uma melhor Gestão de Qualidade
devem adotar um planejamento, no qual é fundamental o esforço pela qualidade,
uma vez que elimina ações improvisadas, decisões baseadas na intuição e no
subjetivismo. Para tanto, requer esforços dos profissionais em estabelecer
metas e cumpri-las.
Portanto, o processo de acreditação deve ser visto como
um primeiro passo das organizações no sentido de alcançarem maior eficiência,
visando à melhoria da saúde, satisfação dos clientes e melhoria da qualidade da
assistência prestada. O programa de Acreditação precisa da participação de toda
a equipe envolvida com a qualidade, para atender a meta de melhoria dos
procedimentos e processos que devem ser executados com toda habilidade,
presteza e segurança, propiciando resultados facilmente detectáveis pela
utilização de indicadores, que servirão de controle para avaliar as melhorias.
Contudo, a existência de um programa de Acreditação
Hospitalar, focado na qualidade dos processos assistenciais, proporcionam
normas e rotinas, descrição de processos, guias, manuais para serem seguidos e
isto, consequentemente, contribui para a padronização da assistência e melhoria
contínua da qualidade. O desafio está posto!